Sinto-me ofendida quando ouço certas coisas. Não, não me refiro a mexeriquices. Nada disso! Refiro-me às "ofensas" à língua portuguesa. É que, se por um lado temos aqueles que defendem o A.O. (leia-se: Acordo Ortográfico), logo aparecem os "opositores" que consideram que é um ultraje à nossa língua. Discute-se muito: uns são pró e outros são... contra. E lá levamos grandes secas sobre o assunto. Parece que só este tema merece atenção..
Mas... o que se diz... é que me preocupa.
Imaginemos o António. Homem. Género masculino, diz "Sou obrigado a ler este blog..."; mas a Teresa. Mulher. Género feminino, já vai dizer: "Eu, cá por mim, não sou obrigada a ler estas coisas...". Pois é! Obrigado e Obrigada. O tal António, como é um homem educado, vai dizer: "É pá, estou muito agradecido por tudo o que fizeste por mim". Mas a Teresa vai dizer: "Ó minha amiga, nem imaginas como estou agradecida por me teres trazido este café..."
Mas o que me causa arrepios na espinha é ouvir um cavalheiro, charmoso ou não, dizer a uma senhora: "Obrigada, minha senhora!" Ui!!! Será que ele está a pensar obrigar a senhora a fazer algo...? A situação inversa também se verifica... E mais: já ouvi alguém dizer "Obrigados" e "Obrigadas" quando se dirigem a mais de uma pessoa... Por favor, não se esforcem tanto para agradar à pluralidade! Cuidado. Vejam lá o que dizem!
Bem... mas há mais...
A mania que muito boa gente ainda tem de colocar um irritante "s" na segunda pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo. Complicado...? Não, não é. "Jorge já lestes o artigo?". Fico com os cabelos em pé quando ouço isto.
E... mais...
"Eu direi-lhe a verdade. Prometo. Sou homem de palavra". Qual palavra, qual carapuça! Então não sabe conjugar corretamente o verbo: "Eu dir-lhe-ei que se cale e não diga disparates!".
Pensam que já acabei o desabafo...? Não, ainda não!!
Depois temos aqueles que devem andar com a cabeça à roda com tanta solicitação e se lhes perguntam: "Vais ao jantar da Mitó?", resposta: "Eu não, de todo!". Usam o "de todo" para dizerem: de modo nenhum/ de maneira nenhuma. Isto é moda, atenção!!! Ouve-se muito em certos circuitos sociais. Talvez tenham voz no tal A.O..
E... prontos... não quero incomodar mais. Prontes!!!
.jpg)
Perdoa-lhes!! Que é gente sem pensamentos...
ResponderEliminar